Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 32º

Kiev recusa pagar gás fornecido ao leste rebelde pró-russo

A Ucrânia recusa-se a pagar o gás que o grupo russo Gazprom começou a fornecer aos territórios do leste separatista do país, anunciou hoje o administrador da companhia nacional ucraniana, Naftogaz.

Kiev recusa pagar gás fornecido ao leste rebelde pró-russo
Notícias ao Minuto

18:55 - 19/02/15 por Lusa

Mundo Gazprom

"A Naftogaz não pagará, porque não temos qualquer hipótese de controlar quanto gás será enviado para esses territórios, nem qual será a sua utilização", declarou Andriï Kobolev em conferência de imprensa, precisando que a sua empresa retomou o fornecimento de gás ao leste da Ucrânia, interrompido devido aos combates.

A decisão da Gazprom de fornecer gás ao leste rebelde ucraniano é "inaceitável e contrária ao contrato existente", acrescentou Kobolev.

Hoje, a Rússia indicou ter começado a fornecer gás aos territórios do leste da Ucrânia controlados pelos separatistas, depois de estes afirmarem ter deixado de receber gás da companhia ucraniana.

"Desde as 16:00 (13:00 TMG e em Lisboa), a Gazprom está a fornecer gás à Ucrânia, incluindo pelas estações de Prokhorovka e Platovo, a um volume de 12 milhões de metros cúbicos por dia", declarou o patrão do grupo russo, Alexeï Miller, citado pelas agências russas.

Trata-se de dois pontos de entrada do gás russo na Ucrânia, um ao nível da região de Donetsk e o outro da região de Lugansk, dois bastiões separatistas.

Miller indicou que este abastecimento está a ser feito "nos termos do contrato em vigor" entre a Gazprom e a operadora ucraniana Naftogaz.

Horas antes, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, tinha declarado que a Rússia poderia fornecer gás enquanto "ajuda humanitária" aos territórios rebeldes, que denunciaram a interrupção abrupta do abastecimento.

Devido ao conflito que opõe as duas empresas, a Rússia só pode fornecer gás à Ucrânia se Kiev pagar antecipadamente as faturas das quantidades pedidas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório