Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Cães reconhecem expressões faciais, até de estranhos

Que os cães são animais não só fiéis como inteligentes, já o sabemos. Mas um novo estudo demonstra que estes animais têm capacidade para distinguir expressões faciais básicas, mesmo de pessoas que nunca viram na vida.

Cães reconhecem expressões faciais, até de estranhos

Se tem um cão já se terá deparado com algum momento em que o seu animal foi capaz de reagir, em função de a sua expressão ser zangada ou de um alegre sorriso. Mas um estudo que envolveu várias raças, de que o Huffington Post dá conta, mostra que estes animais mostram discernimento suficiente para reconhecer expressões faciais básicas, inclusive de estranhos.

O estudo, publicado na quinta-feira na Current Biology, vem reforçar a ideia de que também os cães conseguem reconhecer expressões e outras raças, neste caso dos humanos.

Num texto a acompanhar a divulgação do estudo, um dos coautores, Ludwig Huber, da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, é perentório: “o nosso estudo prova que os cães conseguem distinguir expressões de ‘alegres’ ou ‘zangadas’ em humanos, sabem que as expressões têm significados diferentes e conseguem fazer isto não só com pessoas que conhecem bem mas também com rostos que nunca tinha visto na vida.

O estudo em causa colocou onze cães de raças diferentes – onde se incluem raças com pastor alemão, fox terrier, golden retriever, entre outras – perante ecrãs em que surgiam expressões distintas. Alguns dos animais recebiam biscoitos por reconhecerem expressões mais zangadas e outros por expressões mais felizes.

Este reconhecimento impressiona não só porque foi feito com pequenas imagens num ecrã mas também porque, em vários casos, os cães reconheceram expressões em imagens em que só se mostrava parte do rosto (por exemplo só nariz e olhos; ou então olhos e boca).

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório