Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Há mais doenças em que o tabaco tem (muitas) culpas

Que o tabaco faz mal é já ponto assente, inclusive para fumadores. Mas um estudo norte-americano vem acrescentar mais algumas doenças ao vasto leque de problemas que o tabaco pode provocar.

Há mais doenças em que o tabaco tem (muitas) culpas
Notícias ao Minuto

20:36 - 12/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo recente de que o New York Times dá conta vem acrescentar mais doenças que estarão diretamente ligadas ao tabagismo. Só nos Estados Unidos, estas doenças relacionadas com o tabaco tiram a vida a cerca de 60 mil pessoas todos os anos.

Antes deste estudo, realça o jornal nova-iorquino, o tabaco era já considerado responsável por cerca de meio milhão de mortes, todos os anos, fruto de 21 doenças diferentes – sendo que dose destas eram diferentes tipos de cancro.

Segundo este estudo apoiado pela sociedade norte-americana do cancro, que analisou mais de um milhar de fumadores, de ambos os sexos, nos anos 2000 e 2001, o tabaco também contribuiu para casos de insuficiência renal, isquemia intestinal, além de ser um risco de maior vulnerabilidade a doenças infetocontagiosas, além de doenças cardíacas e pulmonares.

Brian D. Carter, epidemiologista e autor principal do estudo publicado no The New England Journal of Medicine, considera que as conclusões do estudo realçam que o tabaco é ainda uma “epidemia” e que é importante continuar a delinear políticas pensadas para a “saúde pública”.

Graham A. Colditz, da universidade de medicina de St. Louis, em Washington, num texto que acompanhava a divulgação do estudo realçava que os resultados devem também levar as autoridades a ponderar novas formas de apoiar fumadores a seguirem terapias de cessação tabágica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório