Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sorria! Está a melhorar a sua saúde

Sorrir é a forma mais natural de expressar agrado, alegria e bem-estar. Sorrir atrai boas energias e? saúde. Conheça 11 benefícios do sorriso e melhore o seu dia-a-dia.

Sorria! Está a melhorar a sua saúde
Notícias ao Minuto

11:12 - 09/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Benefícios

Seja para comunicar, expressar, revelar ou simplesmente reagir, o ato de sorrir é dos mais saudáveis e daqueles que mais impactos positivos traz. O Huffington Post revela 11 motivos pelos quais deve sorrir… sempre!

Em primeiro lugar, sorrir consegue melhorar o seu estado de espírito. Quantas vezes não acordou mal disposto e um simples sorriso, seja seu ou de outra pessoa, o fez ficar mais alegre? Segundo a publicação, as expressões faciais – incluindo o ato de sorrir – conseguem influenciar estados de espírito e transformar sentimentos. Afinal, é verdade que se sorrir e estiver bem na vida, tudo à sua volta será mais positivo.

Se sorrir é uma das formas mais naturais de expressar sentimentos, alguns estudos defendem que até mesmo os ‘sorrisos amarelos’ conseguem fazer com que a pessoa se sinta feliz, quanto mais não seja por breves instantes. Os sorrisos forçados são, por vezes, uma forma de agradar e melhorar o estado de espírito de outras pessoas mas assumem-se, também, como escudo de proteção nos dias mais ‘cinzentos’.

Um estudo da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, revelou em 2012 – na revista Psychological Science – que sorrir é o melhor aliado no combate ao stress. A investigação contou com a participação de 170 pessoas que, no final, revelaram um sorriso maior quando uma tarefa stressante foi concluída.

O sorriso torna as pessoas mais acessíveis. E tal foi provado num estudo da Universidade Estatal de Penn que, em 2004, revelou que os funcionários que mais sorriam tinham mais sucesso junto dos clientes e, por consequência, eram mais competentes. Além disso, os sorrisos, principalmente os genuínos, fazem das pessoas mais confiáveis, como revelou um estudo da Universidade de Petersburgo, citado pelo Huffington Post.

Sorrir faz com que o seu cérebro se foque no que é positivo. Sorrir diariamente, defende Shawn Achor – autor do livro ‘The Happiness Advantage’ – leva o cérebro a criar ligações positivas e de felicidade, o que ajuda a combater os pensamentos negativos.

Seja por via da gargalhada ou do simples sorriso, o ato de sorrir é contagiante. Já pensou na quantidade de vezes que retribuiu um sorriso com um sorriso? Pois bem, este ato inconsciente faz parte daquilo a que os cientistas chamam de ‘neurónios espelho’.

Além de tudo isto, destaca o Huffinton Post, sorrir melhora o corpo a nível celular, uma vez que reduz a tensão nas células e cria, assim, um sentido de equilíbrio que, a longo prazo, pode mostrar-se eficaz na prevenção do aparecimento de cancro, defende Sondra Barrett, autora de ‘Secrets od Your Cells’.

E se sorrir é uma arma de sucesso nos funcionários de loja, pode também ser uma naqueles que trabalham em escritórios. Segundo a publicação, as pessoas que sorriem enquanto trabalham são mais produtivas e eficazes naquilo que fazem. E isto também porque sorrir torna as pessoas mais criativas, defende a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Estar de bem na vida e com pensamentos positivos leva a que as pessoas procurem soluções e alternativas às adversidades que possam surgir.

E se ainda não está convencido, é agora que vai ficar com um sorriso nos lábios: afinal, é um ato generoso e gratuito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório