Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro da Grécia visitará a Rússia em maio

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, líder do partido da esquerda radical Syriza, que venceu as legislativas de 25 de janeiro, indicou hoje que vai visitar a Rússia em maio a convite do Presidente russo, Vladimir Putin.

Primeiro-ministro da Grécia visitará a Rússia em maio
Notícias ao Minuto

15:10 - 05/02/15 por Lusa

Mundo Alexis Tsipras

Num contacto telefónico, "o Presidente russo congratulou o primeiro-ministro pela formação do novo governo e convidou-o a visitar Moscovo a 9 de maio", o dia da festa nacional da Rússia, referiu em comunicado o gabinete de Tsipras.

A Rússia celebra a 9 de maio os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, com uma parada do Dia da Vitória que geralmente também serve para exibir o poder militar do país.

"O primeiro-ministro sublinhou que o combate ao nazismo é muito importante" e indicou que vai comparecer, acrescenta o comunicado do governo.

O atual executivo grego, uma coligação entre o Syriza e os nacionalistas Gregos independentes (Anel) está a tentar renegociar o impopular resgate internacional firmado pelo anterior executivo com a 'troika' de credores internacionais (UE-FMI), mas também parece pretender manter relações próximas com Moscovo.

Numa das suas primeiras deliberações, o novo governo de Atenas protestou contra uma declaração da União Europeia (UE), que ameaçava reforçar as sanções contra à Rússia devido à crise na Ucrânia.

O novo chefe da diplomacia, Nikos Kotzias, disse depois que a UE deverá evitar "atitudes espasmódicas" face à Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório