Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Três mortos e 73 feridos em hospital pediátrico

A explosão que destruiu, esta quinta-feira, um pequeno hospital pediátrico da capital do México, fez três mortos e 73 feridos, entre os quais 20 recém-nascidos, refere o último balanço oficial.

Três mortos e 73 feridos em hospital pediátrico
Notícias ao Minuto

06:10 - 30/01/15 por Lusa

Mundo Cidade do México

As vítimas mortais são dois bebés, de três semanas e de seis meses, respetivamente, e uma mulher de 25 anos, indicou o secretário da Saúde da capital mexicana, Armando Ahued.

Do universo de 73 feridos, há 16 em estado grave: nove bebés e sete adultos.

A explosão, ocorrida pouco depois das 07:00 locais (13:00 em Lisboa), ocorreu na sequência de "uma considerável fuga" na mangueira de um camião que abastecia o centro, segundo explicou o autarca da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera.

Os três trabalhadores da companhia de Gas Express Nieto, que fornece esse serviço ao Governo da capital mexicana desde 2007, tentaram controlar a fuga sem sucesso pelo que alertaram o corpo de bombeiros.

Quando os bombeiros chegaram ao local verificou-se uma forte explosão que provocou o colapso de praticamente todo o edifício e danos nas habitações localizadas nas imediações.

Inicialmente, o balanço provisório das autoridades apontava para sete mortes, mas depois o número viria a ser revisto em baixa, uma vez que tinham sido contabilizadas cinco pessoas que estavam inconscientes.

As operações de salvamento prosseguem. "A prioridade é prestar assistência às vítimas" e procurar pessoas que possam ter sido soterradas pelos escombros, disse Mancera, indicando que as equipas contam com ajuda de cães no terreno.

Cerca de mil pessoas participam nas operações de resgate, de acordo com o responsável que se descolou ao local para coordenar pessoalmente os trabalhos.

A explosão destruiu a maior parte do hospital público, mas ocorreu num horário em que havia no local somente cerca de duas dezenas de trabalhadores, o que evitou uma tragédia de maiores dimensões.

As chamas ainda consomem o camião cisterna -- carregado a 87% da sua capacidade. Contudo, segundo o autarca, o fogo está "controlado".

A Cidade do México "está consternada", disse, após manifestar a sua solidariedade para com as vítimas e agradecer o apoio do Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e a mensagem enviada pelo papa Francisco.

"Rezemos pelas vítimas da explosão no hospital de Cuajimalpa, no México, e pelos seus familiares. Que o Senhor lhes dê paz e força", escreveu o pontífice na sua conta na rede social Twitter.

Em comunicado, a empresa Gas Express Nieto também expressou a sua solidariedade, afirmando ainda que ativou os protocolos de cuidados definidos "desde o primeiro momento".

Os três operadores da unidade foram detidos para que seja analisada a sua responsabilidade no incidente, embora dois apresentem ferimentos consideráveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório