Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Chipre e Líbano discutem cooperação na exploração de gás e petróleo

O Presidente cipriota, Demetris Christofias, vai deslocar-se ao Líbano para relançar as negociações sobre uma possível cooperação na exploração das reservas submarinas de gás e petróleo, anunciou um comunicado do seu gabinete, noticia a AFP.

Chipre e Líbano discutem cooperação na exploração de gás e petróleo
Notícias ao Minuto

22:45 - 07/01/13 por Lusa

Mundo Reservas

Christofias vai reunir-se com o seu homólogo libanês, Michel Sleimane, "a respeito das questões económicas e das perspectivas de crescimento que aparecem na região, depois da descoberta de importantes quantidades de hidrocarbonetos", ainda seguido o comunicado.

Chipre lançou operações de exploração dos campos descobertos nas suas águas territoriais e procura estabelecer rapidamente acordos de demarcação das zonas económicas exclusivas com os seus vizinhos.

O governo já assinou acordos de demarcação com Egipto, Israel e Líbano, mas no caso deste último o acordo não foi ratificado pelo parlamento, na expectativa da resolução de litígios similares entre o Líbano e Israel.

A companhia norte-americana Noble Energy, titular da licença sobre o bloco 12 das águas cipriotas, anunciou ter descoberto uma jazida de gás, que pode ter 226,5 mil milhões de metros cúbicos, num valor estimado de 100 mil milhões de euros, e que tenciona começar a explorar no final de 2018.

Vários órgãos de comunicação têm mencionado que outros depósitos de gás, e também de petróleo, poderiam encontrar-se nas zonas adjacentes e Nicósia está a negociar a atribuição de licenças de exploração nesses locais à francesa Total, italiana ENI e sul-coreana Kogas.

A Turquia, que só reconhece a República Turca do Chipre do Norte, ao contrário de toda a outra comunidade internacional, tem-se oposto firmemente a estas explorações, que têm agravado as tensões entre Chipre e Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório