Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Ucrânia vai bater-se até à vitória contra separatistas

A Ucrânia vai bater-se até à vitória contra os separatistas pró-russos que anunciaram uma ofensiva contra o porto estratégico de Mariupol, onde pelo menos 30 civis morreram hoje em bombardeamentos, declarou o presidente Petro Poroshenko.

Ucrânia vai bater-se até à vitória contra separatistas
Notícias ao Minuto

20:14 - 24/01/15 por Lusa

Mundo Petro Poroshenko

Num comunicado, o chefe de Estado anunciou ter convocado para domingo uma reunião de urgência do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa "para aplicar medidas adicionais tendo em conta a forte deterioração da situação no leste" do país.

Os separatistas pró-russos anunciaram hoje ter lançado uma ofensiva contra Mariupol, última grande cidade do leste sob controlo de Kiev.

A conquista desta cidade industrial com cerca de meio milhão de habitantes permitirá criar uma ligação terrestre entre a Rússia e a Crimeia, anexada em março por Moscovo mas muito dependente de Kiev para os abastecimentos de água, eletricidade e produtos alimentares.

A representante da diplomacia europeia Federica Mogherini advertiu que a escalada vai "inevitavelmente provocar uma grave deterioração das relações entre a União Europeia e a Rússia", que desmente qualquer envolvimento no conflito.

O ataque sangrento contra um bairro residencial de Mariupol ocorre alguns dias depois do abandono pelo exército ucraniano do aeroporto de Donetsk, um local simbólico, que marca um ponto de viragem no conflito que causou mais de 5.000 mortos em nove meses.

"É uma nova etapa na escalada do conflito. O objetivo deste ataque (a Mariupol) é desacreditar o poder ucraniano e provocar protestos nas cidades próximas da linha da frente", considerou Oleksii Melnik, analista do centro independente Razumkov, em declarações à agência France Presse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório