Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estes sumos não são tão benéficos para a saúde quanto se julga

Os sumos detox, tão em voga atualmente, podem não ser tão benéficos para a saúde quanto se julga. Saiba porquê

Estes sumos não são tão benéficos para a saúde quanto se julga
Notícias ao Minuto

15:25 - 16/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Detox

Nunca como agora os sumo detox ganharam tanta visibilidade e tantos adeptos em todo o mundo. Usados, essencialmente, por aqueles que querem de forma rápida perder alguns quilos a mais, são muitos também os que questionam se serão mesmo saudáveis.

É certo que são compostos por frutas e legumes, alimentos recomendados por médicos e nutricionistas, mas muitos especialistas alertam também para o facto de serem tão prejudiciais como uma coca-cola, pelo menos em termos de quantidade de açúcar.

Este género de sumos pode estar a contribuir para aumentar peso, para o surgimento de diabetes do tipo 2 e até para o aparecimento de problemas nos dentes.

Posto isto, vejamos então quais são os seus grandes problemas.

- Açúcar. Estes sumos são compostos essencialmente por frutas. Como é sabido, as frutas são alimentos com um alto teor de açúcar, logo se um único sumo contiver mais que duas frutas, terá o dobro de açúcar do que comer uma peça de fruta.

- Nutrientes. Um dos principais problemas dos sumos está precisamente na liquidificadora. Isto porque embora as frutas sejam benéficas e até ajudem a combater a pressão alta, doenças cardíacas e até alguns cancros, os nutrientes dos frutos que para tal contribuem estão presentes na casca, grainhas e pele da fruta. Essas partes da fruta são normalmente retiradas antes de colocar a fruta na misturadora, perdendo aquilo que têm de melhor.

Além disso, a fruta perde os seus nutrientes a partir do momento em que é cortada. Os antioxidantes perdem-se assim que os frutos são expostos à luz solar, algo que acontece quando os cortamos para os colocar na liquidificadora. O que significa que quando são consumidos, já perderam grande parte dos seus benefícios. Outros estudos referem também que não vale a pena colocar os sumos no frigorifico com a ideia de que estão a ser conservados. Frutas como o kiwi, manga, morangos ou limão perdem uma grande quantidade de Vitamina C se não foram logo consumidos.

- Diarreia. O excesso de líquidos pode fazer com que o organismo ignore a matéria dura preso no intestino, originando diarreias.

- Ácido. Frutas como a laranja e o limão possuem uma grande quantidade de ácido, que pode irritar a pele mais sensível do estomago, originando dores de estômago.

- Bactérias. A má limpeza da liquidificadora faz com que nela se armazenem várias bactérias. Em 2001, um estudo mostrou o resultado de fazer bebidas em liquidificadoras sujas e a conclusão foi a de que muitos sumos eram servidos com bactérias como a salmonela ou E.coli.

- Fome. Os sumos não saciam a fome como sacia comer uma peça de fruta. Isto porque quando comemos algo sólido, a saliva é responsável por triturar esses alimentos permitindo que os mesmos passem pelo processo digestivo. Com líquidos, a sensação de saciedade criada pela produção de enzimas não acontece.

- Queima gorduras. Por fim, o seu corpo não faz qualquer esforço para pôr o metabolismo a funcionar. Assim, demora muito mais tempo a queimar calorias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório