Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Israel é o vosso lar", diz Netanyahu aos judeus de França

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje aos judeus de França que Israel é "o vosso lar", num discurso televisivo sobre o sequestro ocorrido na sexta-feira num supermercado 'kosher' (judaico), em Paris.

"Israel é o vosso lar", diz Netanyahu aos judeus de França
Notícias ao Minuto

19:17 - 10/01/15 por Lusa

Mundo Atentado

"A todos os judeus de França, e a todos os judeus da Europa, digo-vos: Israel (...) é o vosso lar", declarou o primeiro-ministro.

Vinte pessoas morreram, desde quarta-feira, em três incidentes violentos na capital francesa, incluindo um sequestro, e que começaram com o ataque ao semanário satírico Charlie Hebdo.

Desde o início destas ações terroristas na quarta-feira, Israel denunciou uma "tentativa, da parte das forças do mal que encarnam o islamismo radical, de infligir medo e terror no Ocidente", levando Netanyahu a pedir a Paris que mantenha um nível de segurança elevado em redor das instituições judaicas.

No ano passado e pela primeira vez desde a criação de Israel, em 1948, a França foi o primeiro país de emigração para Israel, com mais de 6.600 judeus a deixar território francês para se instalar no Estado hebraico, contra 3.400 em 2013.

A comunidade judaica em França integra entre 500.000 e 600.000 membros, sendo a primeira na Europa e a terceira no mundo, logo depois de Israel e dos Estados Unidos.

A religião é o principal motivo para justificar a mudança para Israel, mas os emigrantes referem cada vez mais a crescente insegurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório