Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Freira brasileira recorda o momento em que receou "morrer sufocada"

A freira brasileira Rosangela Maria Altoé, 58 anos, viveu de perto o terramoto que atingiu o Haiti há cinco anos, e pensou que poderia perder a vida quando se viu envolta com poeira branca.

Freira brasileira recorda o momento em que receou "morrer sufocada"
Notícias ao Minuto

13:34 - 10/01/15 por Lusa

Mundo Haiti

"O pensamento [era apenas] de que ia morrer sufocada quando subiu uma enorme poeira branca e só isso se poderia respirar. Sentia-me sufocada e sem fôlego, seca", afirmou a freira, por e-mail.

Rosangela Maria Altoé havia chegado a 11 de janeiro de 2010 pela primeira vez ao Haiti, um dia antes daquele que foi o sismo mais mortífero do século XX. Trabalhava na Pastoral da Criança, no setor internacional, e acompanhava, nessa viagem, a coordenadora e fundadora da instituição, Zilda Arns Neumann, que faria uma conferência.

Neumann, que morreria durante o sismo, já havia pensado em ir ao Haiti anteriormente, para levar o trabalho da pastoral, mas a instabilidade política do país provocou vários adiamentos na viagem.

A religiosa contou também que estava num salão de uma escola de formação teológica quando o terramoto começou e que não percebeu logo de início.

"Só tive consciência quando me vi caída no chão, e senti que o piso ia desabar. Consegui colocar-me de quatro e depois de pé e, nesse momento, as paredes se desprenderam e desabaram, e eu saltei para fora", contou.

Altoé realçou que agiu instintivamente, pois não havia tempo para pensar. Após o terramoto, disse ter visto um cenário de sofrimento, tendo agradecido a Deus e a Maria pela sua vida.

Havia "muita dor, sangue, pessoas muito machucadas, sem braço, sem pernas, gritos, lágrimas de misturadas com oração, gente ajoelhada no meio da rua agradecendo a Deus pela vida", disse a freira, que atualmente mora em Roma e atua na equipe de animação da Congregação das irmãs da Imaculada Conceição.

A religiosa contou também que procurou por "todos os lados" a Zilda Arns e se sentia "sem rumo" por não encontrá-la. Entendeu que não havia dado tempo de ela sair do prédio quando um padre a informou de que a fundadora da pastoral havia descido pela escada.

A Pastoral da Criança, no Estado do Paraná (sul do Brasil), realiza hoje uma celebração em homenagem à sua fundadora. No ato, será entregue aos representantes da arquidiocese local uma moção de apoio à beatificação de Zilda Arns Neumann.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório