Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Coreia do Norte pede aos EUA que levantem sanções

O regime da Coreia do Norte pediu hoje aos Estados Unidos que levantem as últimas sanções impostas ao país e voltou a rejeitar qualquer vinculação ao ciberataque à Sony no passado novembro.

Coreia do Norte pede aos EUA que levantem sanções
Notícias ao Minuto

06:30 - 08/01/15 por Lusa

Mundo Ciberataque

"Os Estados Unidos deviam levantar todas as sanções irracionais impostas à República Popular Democrática da Coreia em todos os setores", afirmou a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte num comunicado citado pela agência estatal KCNA.

No passado dia 02 de janeiro, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou a imposição de novas sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao ataque sofrido pela empresa Sony, que Washington considera ter sido da autoria de Pyongyang.

O regime norte-coreano disse que a resposta dos Estados Unidos é baseada numa "hostilidade empedernida e repugnância" para com o país comunista e assegurou que as sanções foram impostas "sem qualquer justificação clara".

Neste sentido, reclamou que Washington aceite a sua oferta para levar a cabo uma investigação conjunta sobre o ciberataque à Sony.

As sanções surgiram como uma reação ao ciberataque de 24 de novembro, que os Estados Unidos acreditam ter sido uma retaliação pelo filme "The Interview", uma comédia sobre uma conspiração para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório