Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Marine Le Pen defende "rejeição absoluta do islamismo radical"

Marine Le Pen, a líder da Frente Nacional francesa (FN, extrema-direita) denunciou hoje o sangrento ataque contra o semanário satírico Charlie Hebdo, e considerou que deve servir para "libertar a palavra face ao fundamentalismo islâmico".

Marine Le Pen defende "rejeição absoluta do islamismo radical"
Notícias ao Minuto

18:59 - 07/01/15 por Lusa

Mundo Frente Nacional

Numa declaração perante diversos 'media', Le Pen considerou que "não nos devemos calar mas antes começar a chamar as coisas pelo seu nome... Foi um atentado terrorista cometido em nome do islamismo radical".

A dirigente da extrema-direita sublinhou ainda que "deve ser proclamado em alto e bom som a rejeição absoluta do islamismo radical", e garantiu que "a nação está unida" para demonstrar o seu "vínculo visceral com a liberdade de informação e a liberdade de imprensa".

A oposição à imigração, em particular a proveniente dos países muçulmanos, constitui um ponto fulcral do programa da FN, que nas eleições europeias de 2014 se tornou no partido mais votado e continua a liderar as sondagens divulgadas nos últimos meses.

Num comunicado prévio, o partido da extrema-direita francesa tinha já manifestado o seu "horror pelo odioso atentado" e expressado "imensa tristeza pelas vítimas".

O procurador da República, François Molins, precisou que o atentado cometido esta manhã em Paris por pelo menos dois homens fortemente armados provocou 12 mortos, incluindo oito jornalistas, e 11 feridos, quatro em estado grave.

Os assaltantes gritaram "Allah Akbar" (Alá é Grande) e "afirmaram pretender vingar o profeta" Maomé, confirmou o procurador em declarações aos jornalistas.

Entre as vítimas do ataque incluem-se os conceituados cartoonistas Stéphane 'Charb' Charbonnier, 47 anos e diretor da publicação, Jean 'Cabu' Cabut, 76 anos, Georges Wolinksi, 80 anos, e Verlhac 'Tignous' Bernard, 58 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório