Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos com menor número de execuções em 20 anos

Os Estados Unidos efetuaram 35 execuções em 2014, o número mais baixo dos últimos 20 anos, informou hoje o Centro de Informação sobre a Pena de Morte (DPIC).

Estados Unidos com menor número de execuções em 20 anos
Notícias ao Minuto

06:28 - 18/12/14 por Lusa

Mundo Pena de morte

A apoiar a tendência, o facto de ter havido 72 condenações à morte durante 2014, o número mais baixo em quatro décadas.

Este foi também o quarto ano consecutivo em que o número foi inferior a 100.

"As execuções e condenações à morte têm diminuído de forma constante. Os americanos são cada vez mais céticos relativamente à pena capital", informou o DPIC em comunicado

As execuções particularmente dolorosas com o mau funcionamento das injeções letais no Ohio (norte), Oklahoma (sul) ou Arizona (sudoeste) provocaram contestação e suspensões, o que contribuiu, de igual modo, para fazer baixar o número de execuções, acrescenta o mesmo organismo.

Três estados norte-americanos levaram a cabo 80% das execuções: Missouri (centro), Texas (sul) e Florida (sudeste). Oklahoma, Georgia, Ohio, Arizona, Alabama e Virginia também executaram condenados à morte.

Este é também o número mais baixo de estados que realizaram execuções em 25 anos.

Mesmo com uma constante de diminuição verificada desde 2001, há 3.035 condenados no corredor da morte nos Estados Unidos.

A nível mundial, a tendência é a abolição da pena de morte, afirmou a Amnistia Internacional (AI) num relatório divulgado em março.

A China é o país com maior número de execuções, com vários milhares de mortes, seguida do Irão, Iraque, Arábia Saudita e Estados Unidos, de acordo com estimativas da AI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório