Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Saída de capitais ilícitas de países pobres atingiu um bilião de dólares

Uma organização não-governamental (ONG) anticorrupção estimou em um bilião (milhão de milhões) de dólares (804 mil milhões de euros) as saídas de capitais ilícitas dos países em desenvolvimento em 2012, segundo um relatório hoje divulgado.

Saída de capitais ilícitas de países pobres atingiu um bilião de dólares
Notícias ao Minuto

09:50 - 16/12/14 por Lusa

Mundo 2012

Este valor constitui um nível recorde de corrupção, lavagem de dinheiro e documentação comercial falsificada, considerou a ONG Global Financial Integrity (Integridade Financeira Global), baseada em Washington.

As exportações de dinheiro ilegais cresceram 9,4% ao ano durante a década terminada em 2012, cerca do dobro do ritmo de crescimento da economia, drenando fundos, em particular dos países pobres.

As maiores saídas ocorreram em economias grandes, mas mal reguladas, como as de Brasil, China, Índia e Federação Russa, especificou a ONG no seu documento.

Por exemplo, no caso da China, a média do dinheiro tirado do país no período mencionado, de forma clandestina, ascendeu a 125 mil milhões de dólares por ano.

Mas entre os principais 10 países mencionados encontram-se também algumas economias dinâmicas, de média dimensão, Malásia, México, Arábia Saudita ou Tailândia.

No total, o relatório quantifica os movimentos de capitais ilegais, dos países em desenvolvimento e emergentes, em 2012, em 991,2 mil milhões de dólares, mais do que a soma dos fluxos procedentes do investimento direto estrangeiro e da ajuda externa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório