Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Síria propõe forum internacional contra terrorismo

O ministro da Justiça sírio, Neyem Ahmad, propôs hoje a criação de um fórum internacional contra o terrorismo, com sede em Damasco, ao intervir durante uma conferência sobre este tema na capital da Síria.

Síria propõe forum internacional contra terrorismo
Notícias ao Minuto

21:25 - 01/12/14 por Lusa

Mundo Damasco

Ahmad especificou que o fórum deveria incluir países de todas as partes do mundo que recusem o terrorismo, divulgou a agência noticiosa estatal síria, Sana.

O ministro acrescentou que a soberania nacional dos Estados e a não ingerência nos seus assuntos internos se tinham convertido em mera "tinta no papel" com a política atual dos EUA de intervir noutros países, "violando a sua soberania, sob o pretexto humanitário e da luta antiterrorista".

Na sua intervenção, o ministro sírio atribuiu também a situação que se vive no Iraque e na Síria ao "terrorismo organizado", apoiado por Estados que não nomeou, e avisou que as suas repercussões estão a começar a chegar à Europa e ao Golfo Pérsico.

A agência Sana revelou que os participantes na conferência, que durou dois dias e que se realizou no hotel Dama Rose, de Damasco, insistiram na necessidade de combater o pensamento 'wahabita' (islamita radical), "por distorcer a natureza verdadeira do islão".

Ainda segundo a agência noticiosa, os participantes sublinharam que "a ausência de uma clara definição do que é terrorismo dá a algumas pessoas a oportunidade de o explorar e usar os 'direitos humanos' como desculpa para albergar organizações terroristas".

Na conferência participaram representantes e delegações de 25 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório