Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente egípcio e rei jordano defendem "natureza pacífica"

O Presidente egípcio, Abdelfatah al-Sissi, e o rei Abdallah II da Jordânia insistiram hoje no Cairo na necessidade de "corrigir a imagem do Islão e demonstrar a sua natureza pacífica", indicou a agência de notícias estatal Mena.

Presidente egípcio e rei jordano defendem "natureza pacífica"
Notícias ao Minuto

20:20 - 30/11/14 por Lusa

Mundo Islão

A propósito da luta contra o terrorismo, os dois chefes de Estado destacaram, durante uma curta visita do monarca jordano ao Egito, a importância de se defender o "verdadeiro aspeto" do Islão, que "rejeita a violência e o extremismo".

Os dois altos responsáveis instaram à cooperação entre os países árabes e muçulmanos para alcançar este objetivo e insistiram também no papel da instituição religiosa egípcia Al Azhar, a mais prestigiada do Islão sunita, para corrigir os "conceitos erróneos" sobre o Islão e para combater as ideias extremistas.

Por outro lado, al-Sissi e Abdallah II abordaram as relações bilaterais e a forma de as consolidar no futuro nos domínios político e económico.

Apelaram também para que se preserve a unidade e a integridade territorial da Síria e evitar que os atos de violência cheguem aos países vizinhos.

O Médio Oriente enfrenta um surto 'jihadista' em vários países, como o Iraque, a Síria e o Egito, onde as autoridades advogam uma reforma do discurso religioso islâmico como parte da solução para esse problema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório