Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Blaise Compaoré já está em Marrocos

O Presidente deposto do Burkina Faso, Blaise Compaoré, chegou hoje a Casablanca, Marrocos, oriundo da Costa do Marfim e onde vai ficar exilado após a sua deposição a 31 de outubro.

Blaise Compaoré já está em Marrocos
Notícias ao Minuto

06:05 - 21/11/14 por Lusa

Mundo Oficial

O anúncio oficial da chegada de Compaoré foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Marrocos.

Numa nota oficial, aquele departamento governamental salienta que Blaise Compaoré está "acompanhado de cinco pessoas" e que vai permanecer no país.

"O reino de Marrocos, que tem laços históricos, humanos e políticos fortes com o Burkina Faso, reitera o seu apoio ao processo de transição no país", acrescenta ainda a nota.

Compaoré, a mulher e outros elementos da sua família saíram durante a tarde de Yamoussoukro, a capital constitucional da Costa do Marfim, onde estavam há três semanas, referiu uma fonte da presidência costa-marfinense, asseverando que a partida do ex-chefe de Estado burquinense não é definitiva, "estando previsto o seu regresso".

A família Compaoré descolou da capital política costa-marfinense num avião especialmente fretado para o efeito, sublinhou a mesma fonte, sem precisar se o avião pertence à Costa do Marfim, a Marrocos ou se se trata de um jacto privado.

Blaise Compaoré foi deposto a 31 de outubro, na sequência de uma série de manifestações populares, após 27 anos no cargo, por ter querido rever a Constituição para se manter no poder.

No dia da sua destituição, foi retirado do país, com destino a Yamoussoukro, graças a meios militares franceses.

A sua presença na Costa do Marfim foi classificada por Abidjan -- capital onde se situa a sede do Governo -- como "uma evidência", à sua chegada, mas ela causou controvérsia, devido à sua muito contestada atuação durante a década de crise político-militar costa-marfinense (2002-2011).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório