Procurar

CIA contesta informações do filme sobre caça a Bin Laden

O director interino da CIA, Michael Morell, afirmou que o filme 'Zero Dark Thirty' sobre a caça a Bin Laden, exagera ao retractar a informação obtida através de duros interrogatórios.

CIA contesta informações do filme sobre caça a Bin Laden

© Lusa

Lusa
23/12/2012 09:01 ‧ há 12 anos por Lusa

O filme realizado por Kathryn Bigelow, realizadora já distinguida com um Óscar, conta a história de uma década de procura do líder da Al-Qaeda, Usama Bin Laden, desde os acontecimentos registados em 11 de Setembro de 2001, até ser encontrado escondido no Paquistão e ser morto.

O filme mostra funcionários norte-americanos a usarem técnicas duras e violentas de interrogatório, como o afogamento simulado, método habitualmente considerado como tortura.

Segundo o filme, a informação obtida desta forma, foi crucial, em vez de se juntarem peças que levassem a encontrar Bin Laden.

"Não foi assim", afirma Morell na mensagem enviada sexta-feira a todos os funcionários da CIA (Central Intelligence Agency), segundo noticia a AFP.

O filme "cria uma forte impressão de que as técnicas utilizadas no interrogatório e na detenção foram a chave para encontrar Bin Laden. Essa impressão é falsa", escreve Morell.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10