Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo revela que dormir agarrado a quem ama faz bem à saúde

Chega a casa cansado? Muitas vezes nem se lembra que um pequeno gesto pode mudar por completo o seu dia stressante. Vários estudos indicam que abraçar a pessoa que amamos faz-nos sentir melhor. Ou seja, aconchegar-se ao seu 'mais que tudo' pode ser a solução para os seus problemas, indica o The Telegraph.

Estudo revela que dormir agarrado a quem ama faz bem à saúde
Notícias ao Minuto

14:04 - 15/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cientistas

Vários estudos científicos indicam que é importante abraçarmos as pessoas que mais amamos. Os compostos químicos produzidos pelo nosso organismo controlam várias reações fisiológicas e o facto de abraçar, acarinhar, enroscar-se ou dar a mão, contribuem para aumentar a sensação de prazer e diminuir a tensão e ansiedade, conta o The Telegraph. E de que forma?

A proximidade física com alguém de quem se gosta faz- nos sentir mais saudáveis por aumentarmos a produção de dois neurotransmissores: a dopamina, que controla os centros de prazer e recompensa no cérebro e a serotonina, que ajuda a contrariar o mau humor e depressão, indica o professor Paul Zak.

Sabia que abraçar alguém revitaliza o seu sistema imunitário? Isto porque, a ‘hormona do stress’ aumenta em condições de tensão e provoca várias alterações, mas um aumento da produção desta hormona também pode ter efeitos positivos como, melhoria das funções da memória, devolver um estado relaxado ao organismo. Quando o organismo relaxa, o sistema imunitário é reiniciado e torna-se mais competente a combater agentes estranhos, segundo Roberta Lee do ‘Beth Israel Medical Center’, em Nova Iorque.

James Coan, professor na Universidade de Virgínia explicou que o contacto entre dois corpos ativa as glândulas adrenais que podem diminuir a produção de cortisol e diminui o estado de tensão. Um estudo revelou que as mulheres ficavam mais relaxadas se o companheiro lhes desse a mão.

Dormir agarrado a alguém para dormir melhor também é uma boa opção. A oxitocina também ajuda o corpo a relaxar e a reduzir a pressão sanguínea, o que faz com que tenha uma melhor noite de sono, revela Rachel E. Salas do Centro de Sono de Johns Hopkins.

Não considerando apenas os benefícios para a saúde, lembre-se que o contacto físico fortalece a relação, segundo um estudo revelado por Richard Wiseman ao The Telegraph.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório