Um relatório sobre a religião no Mundo mostra que 16,3% da população mundial diz não ter qualquer religião, estando incluídos neste grupo os que se consideram ateus ou agnósticos. De acordo com as conclusões do ‘Global Religious Landcaspe’,
que envolveu mais de 230 países e territórios, oito em cada dez pessoas admite pertencer a uma religião.
Os cristãos (onde se incluem católicos, protestantes e ortodoxos) representam 31,5% da população mundial, enquanto os muçulmanos, sunitas e xiitas, representam 23,2%. Por seu turno os judeus, que constituem a outra grande religião monoteísta, são apenas 0,2%.
Já os hindus correspondem a 15% da população mundial, enquanto os budistas são 7,1% e os que praticam cultos de base étnica ou folclórica representam 5,9%.
Esta é a primeira grande pesquisa do género, razão pela qual não é possível identificar crescimentos ou quebras nas percentagens de cada um dos grupos.
Distribuição das religiões no Mundo
O relatório revela também como estão distribuídas as religiões no globo. A maior parte dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião vivem em países comunistas ou ex-comunistas, onde a religião sempre foi mal vista. Por exemplo, 52,2% da população chinesa diz que não pratica nenhum culto, e em Cuba 23% das pessoas afirmam o mesmo.
Na América Latina, o país menos religioso é o Uruguai, com 40,7% dos seus habitantes a negar professar alguma fé.
É no continente americano e no europeu que vivem mais cristãos, seguindo-se a África subsariana.
Os muçulmanos estão sobretudo concentrados na Ásia, no Médio Oriente e em África. No entanto, o mesmo relatório demonstra que o Islão também tem um número de seguidores significativo na Europa, com um total de 43,5 milhões.
Veja aqui o relatório na íntegra.