Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

ONG criticam nomeação do novo ministro indonésio da Defesa

As organizações não-governamentais (ONG) de direitos humanos criticaram hoje a nomeação do novo ministro indonésio da Defesa, já envolvido em polémica antes de chegar ao Governo do Presidente Joko Widodo.

ONG criticam nomeação do novo ministro indonésio da Defesa
Notícias ao Minuto

09:30 - 29/10/14 por Lusa

Mundo Jacarta

As ONG disseram-se surpreendidas com a nomeação, tendo em conta as críticas de que Ryamizard Ryacudu, antigo chefe do Estado Maior do Exército, foi alvo no passado.

As organizações de defesa dos direitos humanos acusam o exército indonésio de cometer abusos durante a liderança de Ryamizard Ryacudu, no curso de operações militares contra grupos separatistas de Aceh, na zona norte da ilha de Sumatra, bem como na província de Papua Ocidental.

O ex-general foi alvo de críticas em 2003, depois de ter classificado de "heróis" os soldados detidos por terem matado um líder da Papua favorável à independência desta província, onde várias violações dos direitos humanos foram denunciadas pelas ONG.

"A nomeação de um defensor de linha dura como Ryamizard Ryacudu mostra-nos que o Presidente não encara com seriedade a promoção dos direitos humanos ou quer estender a mão à Papua", disse John Miller, da ONG Timor-Leste e Rede de Ação Indonésia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório