Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2020
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Cuidado com os medicamentos tomados fora de horas

Os horários são para se cumprir. De certo que a regra não lhe é desconhecida e se estivermos a falar de medicação deve mesmo levá-la à letra. Isto porque cientistas comprovaram, pela primeira vez, que um medicamento tomado na hora errada pode deitar por terra todo o seu efeito, revela o The Independent.

Cuidado com os medicamentos tomados fora de horas

A prescrição médica de um medicamento tem um horário associado para a sua toma, que nem sempre é respeitado na íntegra. Isto porque descobriu-se agora que a eficiência de um medicamento pode ser muito mais eficiente consoante a hora a que for tomado. Além disso não convém saltar o horário do mesmo, sob o risco de este perder a sua força.

O corpo possui um relógio biológico de 24 horas e cada órgão funciona de forma diferente, dependendo das horas, explica o The Independent. A conclusão é de um grupo de cientistas, que aconselha também a que se tenha em atenção a finalidade do medicamento antes de definir as horas a que vai tomá-lo.

Os investigadores realizaram um mapa da atividade dos vários órgãos do corpo humano e registaram a sua atividade diária, concluindo que há órgãos que trabalham melhor à noite e outros durante o período diurno.

O fígado, por exemplo, é aquele que está mais ativo ao longo das 24 horas, sendo porém mais ativo no período da noite, um pouco antes da meia-noite, enquanto os genes das glândulas suprarrenais funcionam melhor pela manhã, um pouco depois da 6h.

No estudo publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas revelam, também, que depois de entrarem no organismo os medicamentos têm uma vida relativamente curta, o que significa que deve cumprir-se minuciosamente o horário em que devem ser tomados, para não se correr o risco de perderem o seu efeito.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório