Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Etiópia acusada de perseguir a etnia Oromo

A Amnistia Internacional acusou a Etiópia de ter "perseguido sem misericórdia" e torturado o maior grupo étnico do país por considerar que estão contra o Governo, num relatório com mais de 200 entrevistas divulgado hoje.

Etiópia acusada de perseguir a etnia Oromo
Notícias ao Minuto

11:24 - 28/10/14 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

No documento, citado pelas agências internacionais, dá-se conta de que milhares de pessoas da etnia Oromo foram "regularmente sujeitas a prisões arbitrárias, detenções prolongadas sem acusações, desaparecimento forçado, tortura repetida e assassínios encomendados pelo Estado".

Pelo menos 5 mil membros da etnia Oromo foram presos, muitas vezes simplesmente por estarem em contacto com opositores do Governo ou por se achar que podem ser simpatizantes antigovernamentais, indica-se o relatório, em que se dá conta do "desaparecimento de dezenas de opositores ou suspeitos de serem da oposição".

Os antigos detidos, que fugiram para os países vizinhos e foram aí entrevistados pela Amnistia Internacional, fazem um relato tenebroso do que se passa, relatando tortura "com espancamentos, choques elétricos, execuções encenadas, queimaduras com metal aquecido e violações, algumas delas em grupo".

O Governo não respondeu de imediato à divulgação do relatório, mas tem desvalorizado estes documentos, negando qualquer acusação de tortura ou de detenções arbitrárias.

"A perseguição a dissidentes do Oromo reais ou imaginários por parte do governo da Etiópia é avassalador na sua escala e muitas vezes chocante na sua brutalidade", comentou a investigadora da AI Claire Beston, acrescentando que estas práticas "são aparentemente levadas a cabo para avisar, controlar ou silenciar todos os sinais de 'desobediência política' na região".

Com 27 milhões de pessoas, a etnia Oromo é a mais populosa do país composto por estados federais e tem a sua própria linguagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório