Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Sobe para 24 número de mortos em tempestade de neve e avalanche

As autoridades do Nepal elevaram hoje para 24 o número de mortos, entre alpinistas e guias, na sequência de uma tempestade de neve e de uma forte avalanche que atingiram, na terça-feira, os Himalaias.

Sobe para 24 número de mortos em tempestade de neve e avalanche
Notícias ao Minuto

07:37 - 16/10/14 por Lusa

Mundo Himalaias

Vinte e quatro corpos foram encontrados no percurso do reconhecido circuito de Annapurna, no distrito de Mustang, na zona central do Nepal, numa altura em que cerca de 100 pessoas continuam desaparecidas.

As fortes tempestades de neve, que se seguiram ao ciclone Hudhud, que tocou terra na costa leste da vizinha Índia durante o fim-de-semana, assolaram os Himalaias na terça-feira.

No total, foram identificados quatro canadianos, dois israelitas, um alemão, um polaco, um indiano, um vietnamita e 11 nepaleses, faltando conhecer a nacionalidade das restantes três vítimas.

As equipas de salvamento procuram também por dois alpinistas eslovacos e três guias nepaleses, desaparecidos na sequência de uma avalanche que atingiu o seu acampamento no Monte Dhaulagiri, o qual fica situado a 8.167 metros.

"Enviámos helicópteros para tentar encontrá-los mas não avistamos qualquer sinal. Supomos que estejam mortos", disse à agência AFP o responsável da polícia Ganesh Rai, que coordena as operações de resgate.

Cerca de 168 alpinistas estrangeiros registaram-se como tendo partido para a zona, dos quais 43 foram já contactados, segundo o mesmo responsável.

Milhares de pessoas visitam anualmente a região de Annapurna durante o mês de outubro, a época considerada mais favorável para a realização dos trilhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório