Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Holandesa admite ter destruído estátua nos templos de Angkor no Camboja

Uma holandesa admitiu ter destruído uma estátua do Buda situada num dos templos de Angkor, no Camboja, ao considerar que a peça não pertencia ao complexo monumental, informa hoje a imprensa local.

Holandesa admite ter destruído estátua nos templos de Angkor no Camboja
Notícias ao Minuto

08:09 - 14/10/14 por Lusa

Mundo Monumentos

Willemijn Vermaat, interrogada pela polícia cambojana na passada sexta-feira e colocada em liberdade pouco depois, reconheceu ter quebrado a estátua uma vez regressada à Nova Zelândia, onde reside, em declarações à agência noticiosa APNZ.

A autoridade cambojana que administra o recinto, a Apsara, indicou em comunicado que Willemijn Vermaat desapareceu na noite de quinta-feira no templo de Bayon, onde, no dia seguinte, pouco depois de ter sido colocada em liberdade, foram encontrados pedaços da estátua.

A peça, de um metro de altura, ficou partida em quatro, seria uma obra do século XII do período do rei Jayavarman VII, embora, segundo o jornal Phnom Penh Post, se trate de uma réplica de 1988.

Willemijn Vermaat explicou que tinha viajado sozinha para o Camboja e que empurrou a estátua porque "não pertencia a esse templo", mas acabou por pedir desculpa à UNESCO pelos danos causados.

O ministério dos Negócios Estrangeiros neozelandês confirmou que a mulher regressou ao país e que entrou em contacto com o ministério, mas adiantou que o caso foi transferido para a embaixada da Holanda.

O templo Bayon é um dos monumentos mais destacados do parque arqueológico de Angkor, no noroeste do Camboja, tendo sido declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1993.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório