Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Marc Ravalomanana diz que antigo líder "não foi preso mas colocado em segurança"

O ex-presidente de Madagáscar Marc Ravalomanana, que hoje regressou à ilha de surpresa após prolongado exílio, não foi "detido" mas "colocado em segurança", garantiu esta noite o atual chefe de estado malgaxe, Hery Rajaonarimampianina.

Marc Ravalomanana diz que antigo líder "não foi preso mas colocado em segurança"
Notícias ao Minuto

18:14 - 13/10/14 por Lusa

Mundo Madagáscar

Previamente, e de acordo com colaboradores próximos citados pela rádio privada Free FM, Ravalomanana, exilado durante seis anos na África do Sul, foi preso logo após o seu regresso ao país e na sequência de um discurso improvisado perante apoiantes e à entrada da sua casa.

O ex-presidente terá sido detido por elementos das forças especiais da guarda nacional.

"O senhor Marc Ravalomanana não foi preso. Não está detido. Foi colocado em segurança contra ameaças de diversos tipos", declarou Rajaonarimampianina, ao considerar que neste momento "estão em jogo" no país a segurança do antigo presidente e a ordem pública.

No poder desde 2002 e afastado sete anos depois, no início de 2009, Ravalomanana foi condenado à revelia a prisão perpétua e trabalhos forçados pela morte de 30 manifestantes, abatidos frente ao palácio presidencial em 2009.

A comunidade internacional exerceu fortes pressões para evitar que se apresentasse às presidenciais de 2013, tal como em relação a Andry Rajoelina, antigo responsável pela câmara municipal de Antananarivo que o derrubou do poder, antes de dirigir a Grande Ilha entre 2009 e o início de 2014 à frente de um regime de transição não eleito.

O novo chefe de Estado malgaxe foi eleito em dezembro de 2013 após cinco anos de crise política. Em julho, Ravalomanana tinha anunciado a disposição de comparecer perante um tribunal do país para responder às acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório