Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rebeldes islâmicos queimam seis escolas no sul da Tailândia

Seis escolas ficaram total ou parcialmente destruídas no sul da Tailândia devido a incêndios provocados por, segundo a polícia, alegados membros rebeldes muçulmanos, revelou hoje a imprensa local.

Rebeldes islâmicos queimam seis escolas no sul da Tailândia
Notícias ao Minuto

13:11 - 12/10/14 por Lusa

Mundo Muçulmanos

Os ataques ocorreram de madrugada em cinco centros do distrito de Thung Yang Daeng e outro no distrito de Mayo, todos eles na província de Pattani.

Todos os colégios ficaram completamente destruídos e as aulas foram suspensas, exceto num deles em que os residentes nas imediações conseguiram extinguir o fogo.

Perto de 6.000 pessoas já morreram na violência nas província de Pattani, Yala e Narathiwat desde que o movimento separatista islâmico retomou a sua atividade em janeiro de 2004.

Os atentados com armas ligeiras e explosivos, bem como os homicídios, repetem-se a um ritmo quase diário na região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar dos 40.000 elementos das forças de segurança e do Estado de exceção.

Escolas e professores são alvos habituais dos rebeldes que os consideram instrumentos ao serviço da maioria budista da Tailândia.

Os rebeldes denunciam a discriminação que sofrem da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias que faziam parte do antigo sultanato de Patanni, anexado pela Tailândia há um século.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório