Pelo menos três suspeitos assaltaram o Museu do Louvre, em Paris, França, na manhã deste domingo, entre 09h30 e as 09h40 locais (08h30 e 08h40 de Lisboa). Os homens terão chegado ao museu de 'scooter' e, aproveitado obras no local, para usar um elevador de carga de forma a ter acesso direto à Galeria Apollo, onde estava a valiosa coleção de joias.
Dois partiram as janelas para entrar no local - com recurso a pequenas motosserras - enquanto um terceiro permaneceu do lado de fora, possivelmente, de vigia, conta o Le Parisien.
Ao todo, terão sido roubadas nove peças da coleção de joias de Napoleão, entre elas, um colar, uma pregadeira e uma tiara, que estariam em exposição em vitrines. O mesmo meio informa ainda que uma das joias, possivelmente a coroa da Imperatriz Eugénie, foi encontrada do lado de fora do museu após a fuga.
A ministra da Cultura francesa revelou o assalto através de uma publicação nas redes sociais: "Aconteceu um assalto esta manhã no Museu do Louvre. Não há feridos a reportar. Estou no local com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em andamento", escreveu Rachida Dati.
Un braquage a eu lieu ce matin à l’ouverture du @MuseeLouvre. Pas de blessés à déplorer. Je suis sur place aux cotés des équipes du musée et de la police. Constatations en cours.
— Rachida Dati ن (@datirachida) October 19, 2025
Mais tarde, em entrevista à rádio France Inter, o ministro do Interior, Laurent Nuñez, revelou que o assalto "durou sete minutos".
Foi aberta uma investigação por roubo organizado e conspiração criminosa pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC)", disse também Laurent Nuñez à AFP, acrescentando que "o valor dos prejuízos causados pelo roubo estão ainda a ser calculados".
Na sua conta na rede social X, o museu informa que vai permanecer encerrado o resto do dia por "razões excecionais".
️🇫🇷 Le musée du Louvre restera fermé aujourd'hui pour raisons exceptionnelles.
— Musée du Louvre (@MuseeLouvre) October 19, 2025
∴
️ The Musée du Louvre will remain closed today for exceptional reasons. pic.twitter.com/bFY1hRaW5k
Recorde-se de que o Louvre, localizado no coração da capital francesa, recebeu quase 9 milhões de visitantes em 2024.
Vários museus franceses foram recentemente alvos de roubos e furtos, o que expôs possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância.
Em meados de setembro, objetos de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, causando uma "perda inestimável" para a pesquisa e o património. O roubo envolveu vários objetos de ouro nativo, na sua forma natural, explicou o museu, avaliando os prejuízos em perto de 600.000 euros.
Também em setembro passado, um importante museu de porcelana em Limoges, no centro da França, foi assaltado, tendo os danos sido estimados em 6,5 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 12h57]
Leia Também: S&P revê em baixa rating da França e coloca-o ao nível de Portugal