Procurar

Hamas vai entregar restos mortais de mais dois reféns

A ala militar do Hamas anunciou hoje que entregará os restos mortais de dois reféns israelitas encontrados em Gaza, depois de Israel ter condicionado a reabertura da fronteira de Rafah, à devolução dos corpos de reféns.

Hamas vai entregar restos mortais de mais dois reféns

© Lusa

Lusa
18/10/2025 20:24 ‧ há 1 dia por Lusa

As brigadas Ezzedine al-Qassam informaram que os corpos de dois prisioneiros israelitas cujos restos mortais foram hoje encontrados na Faixa de Gaza serão entregues ao Comité Internacional da Cruz Vermelha.

 

Pouco antes, o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha confirmado que Rafah permanecerá encerrada "até novo aviso", e que a sua reabertura depende "do cumprimento, por parte do Hamas, das suas obrigações em relação à devolução dos reféns e dos corpos dos mortos, bem como da implementação integral do acordo de cessar-fogo".

A passagem de Rafah, considerada vital para a entrada de ajuda humanitária, encontra-se sob controlo israelita desde maio de 2024 e tem permanecido fechada, com exceção de breves períodos durante tréguas.

Entretanto, o coordenador humanitário das Nações Unidas, Tom Fletcher, visitou a cidade de Gaza, devastada por dois anos de guerra, destacando "a tarefa monumental" das agências internacionais para restabelecer serviços básicos.

Fletcher revelou um plano de 60 dias para distribuir um milhão de refeições diárias, reconstruir infraestruturas médicas e reinstalar centenas de milhares de crianças nas escolas.

Segundo o acordo de cessar-fogo, o Hamas comprometeu-se a libertar todos os reféns, vivos e mortos, até 13 de outubro.

Desde então, o grupo entregou os últimos 20 reféns vivos, mas apenas dez dos 28 corpos que mantinha em seu poder.

Telavive acusou o Hamas de "violar o acordo" por atrasos nas devoluções, garantindo que "não poupará esforços" até ao regresso de todos os reféns.

O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, afirmou que o movimento mantém o seu compromisso, mas alegou que "a identificação e recuperação dos corpos leva tempo" e denunciou "múltiplas violações do cessar-fogo" por parte de Israel.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, a ofensiva israelita causou até agora 68.116 mortos, a maioria civis.

As autoridades locais estimam que cerca de 10.000 corpos continuem soterrados sob os escombros.

Leia Também: Gaza? Israel mantém encerrada Rafah até devolução de reféns

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10