A unificação dos mercados de capitais da União Europeia foi defendida por Merz durante um discurso no parlamento alemão.
"As nossas empresas precisam de um mercado de capitais suficientemente grande e profundo para se poderem financiar melhor e ais depressa", disse.
Berlim e Bruxelas "precisam de uma bolsa europeia para que as empresas prósperas como, por exemplo, a BioNTech, da Alemanha, não precise de ir à bolsa de Nova Iorque", acrescentou.
Este laboratório conhecido pela sua vacina contra o covid-19 integra o índice tecnológico Nasdaq de Wall Street, desde 2019.
"A Euronext está pronta para contribuir para o próximo nível de consolidação dos mercados na Europa, para criar uma disponibilidade maior de liquidez e assim financiar o crescimento das empresas europeias", reagiu o diretor do operador das bolsas europeias, Stéphane Boujnah, em declaração à AFP.
A Euronext gere as bolsas de Paris, Milão, Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa e Oslo.
Só com uma bolsa europeia "a criação de valor saído da investigação alemã e europeia ficará na Europa", disse Merz, para quem há o risco de q Europa se tornar "um brinquedo para os grandes polos económicos na Ásia e América".
Leia Também: Chanceler alemão admitiu que a Rússia controlou drones sobre a Alemanha