"O presidente visitará o Japão e depois viajará para a Coreia do Sul para a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (sigla em inglês, da APEC), onde os líderes se reunirão", disse Scott Bessent num evento em Washington, nos EUA, transmitido pelo canal de televisão norte-americano CNBC.
A cimeira da APEC está marcada para 31 de outubro e 1 de novembro, mas desconhece-se a data exata da viagem de Donald Trump ao Japão.
Trump vai viajar para o Japão pela primeira desde que regressou ao poder, em janeiro.
A viagem vai acontecer numa altura em que os principais líderes da oposição do Japão procuram um candidato único a primeiro-ministro para derrubar o partido no poder.
Na sexta-feira, a nomeação de Sanea Takaichi como primeira-ministra do Japão foi posta em causa depois do anúncio de um partido minoritário da coligação governamental ter anunciado que pode abandonar a aliança política.
Nesse dia, o partido centrista Komeito, parceiro minoritário na coligação governamental do Japão, anunciou que admite retirar-se da aliança com o Partido Liberal Democrático (PLD), liderado por Sanae Takaichi.
O presidente dos EUA deverá também participar na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (sigla em inglês, ASEAN), que se realizará de 26 a 28 de outubro na Malásia, para testemunhar a assinatura de um acordo de paz entre a Tailândia e o Camboja.
A viagem decorre no meio de crescentes tensões comerciais entre a China e os EUA, particularmente em relação às tarifas.
Uma trégua entre os países foi negociada, mas o Presidente dos EUA ameaçou recentemente impor tarifas adicionais de 100% sobre os produtos chineses que entram nos EUA.
A ameaça norte-americana aconteceu porque Trumo não concordou com endurecimento dos controlos chineses sobre as exportações de terras raras (minerais essenciais usados em tecnologias como baterias, telemóveis e carros elétricos).
Donald Trump e o Presidente da China, Xi Jinping, deverão reunir-se na cimeira da APEC.
O Presidente dos EUA ameçou cancelar a reunião com Xi Jinping, que se realiza no dia 31 de outubro, mas Scott Bessent, disse hoje que espera que o encontro aconteça.
Leia Também: Trump visita Centro Nacional Médico Militar Walter Reed para "exame físico"