A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, brincou, na segunda-feira, com o facto de ser fumadora, dizendo que "mataria alguém" se tivesse de parar de fumar.
Meloni, que esteve no Egito para a Cimeira da Paz, admitiu que seria incapaz de largar o tabaco enquanto estava com os outros líderes mundiais.
"Está ótima, mas precisa de parar de fumar", disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, que prometeu tornar o seu país livre de fumo. O momento foi partilhado nas redes sociais.
Cumhurbaşkanı Erdoğan ile İtalya Başbakanı Meloni arasında ilginç diyalog
— İhlas Haber Ajansı (@ihacomtr) October 13, 2025
"Sigarayı bıraktırmam lazım" pic.twitter.com/gG1t7yNhWo
O início do discurso de Erdoğan provocou risos entre o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron.
"É impossível", afirmou Macron. Já Meloni respondeu: "Eu sei, eu sei. Não quero matar ninguém".
A primeira-ministra italiana, note-se, revelou no seu livro - lançado recentemente - que começou a fumar novamente depois de ter deixado o tabaco aos 13 anos. Disse ainda que o facto de fumar a ajudou a criar uma ligação com os outros líderes mundiais, tais como com o presidente da Tunísia, Kais Saied.
Na cimeira, o presidente norte-americano, Donald Trump, durante o seu discurso, também elogiou a aparência Giorgia Meloni.
"Normalmente, não me permitem dizer isto porque significa que é o fim da carreira [...] Onde está? Não se importa que eu diga que é linda, pois não? Porque é", afirmou Trump, acrescentando que Meloni "é muito respeitada em Itália" e que "é uma política muito bem-sucedida".
Giorgia Meloni tornou-se a primeira mulher a assumir a função de primeira-ministra em Itália, após ser eleita em outubro de 2022.
Leia Também: Partido da primeira-ministra italiana quer proibir uso do véu islâmico