Procurar

União Africana suspende "com efeito imediato" Madagáscar dos seus órgãos

A União Africana (UA) suspendeu hoje, "com efeito imediato", Madagáscar dos seus órgãos, um dia após a tomada do poder pelos militares e a destituição do contestado Presidente Andry Rajoelina, anunciou o presidente da Comissão da organização pan-africana.

União Africana suspende "com efeito imediato" Madagáscar dos seus órgãos

© Getty Images

Lusa
15/10/2025 19:23 ‧ há 16 horas por Lusa

"O país está suspenso com efeito imediato", declarou Mahamoud Ali Youssouf, denunciando uma mudança inconstitucional de regime.

 

Vários países do continente também estão suspensos da organização continental após golpes de Estado militares, como o Mali, o Burkina Faso e a Guiné-Conacri.

Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou hoje preocupação com a "mudança inconstitucional de poder" em Madagáscar e apelou às partes para que colaborem no sentido de alcançar uma "solução pacífica" para a atual crise no país africano.

"O secretário-geral reitera a disponibilidade das Nações Unidas para continuar a colaborar com Madagáscar, a União Africana e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para o restabelecimento da paz e da estabilidade no país", afirmou num comunicado.

Por sua vez, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano assinalou à Europa Press que "continua a acompanhar de perto a situação no terreno" e insta as partes a "procurar uma solução pacífica" para a crise política.

A ilha do Oceano Índico estava a ser abalada desde 25 de setembro por um movimento de contestação de jovens, ao qual se juntou uma unidade militar no sábado.

Na terça-feira, militares, liderados pelo coronel Michael Randrianirina, anunciaram "assumir o poder", logo após uma votação da Assembleia Nacional que destituiu o chefe de Estado, que entretanto deixou o país.

O Supremo Tribunal Constitucional malgaxe, tendo constatado que o cargo de Presidente estava "disponível", "convidou", em comunicado, na terça-feira, "a autoridade militar competente, encarnada pelo coronel Michael Randrianirina, a exercer as funções de chefe de Estado".

Hoje, numa entrevista, o coronel declarou que vai assumir a presidência do país, com uma tomada de posse nos próximos dias, para que a posição seja oficializada.

Contestado na rua e escondido num local desconhecido, Andry Rajoelina, que tinha dissolvido a Assembleia na terça-feira para evitar a sua destituição, denunciou a votação como uma "reunião (...) desprovida de qualquer base legal" e depois uma "tentativa de golpe de Estado" dos militares.

"O Presidente permanece plenamente em funções", tinha a presidência assegurado.

Os protestos, que duram há semanas, atingiram um ponto de viragem no sábado, quando Randrianirina e soldados da sua unidade de elite Corpo de Administração de Pessoal e Serviços do Exército Terrestre (CAPSAT) se revoltaram contra Rajoelina e juntaram-se às manifestações que exigiam a demissão do Presidente, levando-o a fugir.

Pelo menos 22 pessoas foram mortas nas manifestações e cerca de 100 ficaram feridas, de acordo com um balanço da ONU de 29 de setembro.

Apesar das riquezas naturais, Madagáscar continua a ser um dos países mais pobres do mundo e quase 75% da população vivia abaixo do limiar da pobreza em 2022, segundo o Banco Mundial.

Leia Também: Países africanos e França pedem a preservação da democracia em Madagáscar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10