Já imaginou ter um cão do tamanho de um pónei? Amy Sharp também não tinha imaginado, no entanto, agora tem Mal, (já) de cinco anos. É já um cão adulto da raça Malamute-do-Alasca e pesa 82 quilos. Foi adotado por Amy Sharp, de 27 anos, depois de o cão anterior ter morrido, no Reino Unido.
Quando Amy adotou Mal não imaginou que o cão ficaria "tão grande". No entanto, em entrevista à BBC, contou que os cães grandes sempre fizeram parte da sua vida.
"A coleira dele é tão grande quanto um cinto. Não pensávamos que ficaria tão grande", disse.
Segundo a dona, o cão é do tamanho de um pónei da raça Shetland. Mal foi adotado depois de o cão da família, um husky de 13 anos, ter morrido. Decidiram então adotar um cão bebé Malamute-do-alasca, uma raça conhecida por serem 'cães de trenó'.
Ainda que não exerça essas 'funções', Amy afirmou que consegue testemunhar a força de Mal sempre que o vai passear.
"Perguntam-me sempre: 'quem está a passear quem?'. Há muitos cabeças que rodam na nossa direção e ficam tipo 'o quê?'", contou.
Amy explicou ainda que "não percebeu" o quanto o cão tinha crescido até que começou a crescer de forma rápida e as coleiras já não serviam: "Ele está cada vez maior".
Recentemente, a jovem de 27 anos partilhou no Facebook uma foto do animal onde pedia ajuda para escovar o Mal, uma vez que os 'groomers' anteriores já não o conseguiam fazer. A publicação recebeu muitos gostos e muitos comentários de pessoas encantadas com o tamanho do cão.
© Reprodução Facebook/ Amy Sharp
Mais tarde, enquanto aguardava pela sua vez num cabelereiro, alguém lhe perguntou se tinha visto o 'post' do "cão gigante" no Facebook e respondeu, rindo-se: "É meu'".
A publicação de Amy acabou por surtir efeito, tendo em conta que, rapidamente, encontrou um 'groomer' ansioso por receber Mal.
© Reprodução Facebook/ Amy Sharp
A raça de Mal é considerada a versão "4x4" do cão do Ártico por estarem habituados a puxar pesos durante longas distâncias, explicou Joan Sheenan do Alaskan Malamute Club do Reino Unido. E, embora, tenha descrito a ração como "impressionante", notou que há vários desafios associados.
"É preciso ter força psicológica e física [e] estar ciente de que, se escolher um pelo fofo e bonito, vai precisar de estar preparado para ter trabalho com o pelo. Porque vai existir pelo na cama, na comida e nas roupas", disse.
Aliás, a dona de Mal, Amy, afirmou já ter 'sofrido' com a teimosia do seu 'patudo' inúmeras vezes. Por exemplo, quando se senta durante os seus passeios e se recusa a levantar.
"Não consigo tirá-lo dali. Os vizinhos vêm e tentam ajudar e fazer com que ele se levante. [...] Simplesmente, fica ali deitado e pensa: 'ainda não estou pronto para ir para casa'", brincou Amy.
Apesar dos desafios, Amy confessa não estar arrependida da sua escolha: "É um gigante gentil. É o mundo do Mal e todos nós vivemos apenas nele".
O PSDA, note-se, explica que os cães desta raça costumam pesar entre os 34 e os 39 kg e que têm "pelo duplo" que os ajuda a manterem-se quentes nas temperaturas frias do Ártico.
Leia Também: Acha que conhece o seu gato? 4 curiosidades sobre este felino