No comunicado final da Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), hoje enviado à agência Lusa, lê-se que os bispos europeus "expressaram profunda preocupação com a salvaguarda da criação".
"Concordaram em enviar uma carta conjunta à Sra. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, antes da cimeira COP30 em Belém, em novembro deste ano, exortando as instituições europeias a tomarem medidas decisivas para proteger a nossa 'casa comum'", acrescenta o comunicado, enviado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A assembleia plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) decorreu durante quatro dias, sob o tema "Como ser discípulos missionários numa Europa secularizada".
Na reunião, os bispos discutiram também a situação atual na Europa, nomeadamente as guerras na Ucrânia e em Gaza, e exortaram os fiéis a rezarem pela paz.
Os participantes lembraram "o sofrimento causado pelas guerras na Ucrânia e na Terra Santa, bem como em muitas outras regiões dilaceradas pelo ódio e pela violência".
"Os bispos da Europa fazem, por isso, um apelo sincero a todos os fiéis para que rezem por uma 'paz desarmada e desarmante', como nos convida o Papa Leão XIV", adianta a nota.
O comunicado sublinha ainda que a verdadeira paz não é apenas o silêncio das armas, "mas também a paz nas nossas mentes, nos nossos corações e nas nossas relações mútuas".
"Só assim podemos ser testemunhas autênticas da mensagem de Cristo e superar o ódio, a divisão e a violência. A mensagem de Nossa Senhora de Fátima continua a ser muito urgente, hoje em dia. Ela convida-nos a empunhar as armas da paz: a oração e a conversão", sustentou a CEP.
A cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (COP30) começa no dia 10 de novembro em Belém, no Brasil.
Leia Também: Von der Leyen pede medidas concretas à Sérvia como respeito pela lei