O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta terça-feira, que a segunda fase do acordo de paz entre o Hamas e Israel "começa agora mesmo", que inclui o desarmamento do grupo islamita.
"Todos os 20 reféns estão de regresso e sentem-se tão bem quanto é expectável. Um grande fardo foi tirado, mas o trabalho não está feito. Os [reféns] mortos não foram devolvidos, como prometido! A fase dois começa agora mesmo", escreveu na sua plataforma Truth Social.
De recordar que a primeira fase do acordo procurou atender aos pedidos tanto de Israel como do Hamas, destacando o cessar-fogo, a libertação dos reféns em cativeiro na Faixa de Gaza e a troca de prisioneiros palestinianos.
Em que é que consiste a segunda fase do acordo?
Donald Trump, note-se, esteve no Egito na segunda-feira, dia 13 de outubro, onde anunciou que as negociações para a segunda fase do acordo já tinham iniciado.
"Começou. Quer dizer, começou, no que diz respeito à fase dois. E, como sabem, as fases estão de certa forma interligadas", declarou Donald Trump, quando falava à imprensa ao lado do homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, no dia de ontem.
A segunda fase vai abordar a reconstrução do enclave, bem como o desarmamento do Hamas e a governação da Faixa de Gaza. O grupo palestiniano já disse não ter interesse em permanecer no governo, mas há relatos díspares quanto à sua disponibilidade para entregar as armas.
Já a reconstrução da Faixa Gaza vai estar em debate numa cimeira, em breve, também no Egito, conforme foi anunciado pelo presidente do país durante o encontro.
Hamas vai libertar (mais) quatro corpos de reféns
Ontem, o Hamas entregou quatro corpos de reféns mantidos em Gaza desde outubro de 2023 - dois já foram identificados. Já esta terça-feira, anunciaram que iriam libertar mais quatro corpos até às 22h00 locais (20h00 em Lisboa).
Leia Também: Hamas vai libertar hoje mais quatro corpos de reféns