De acordo com uma fonte de segurança egípcia, que pediu o anonimato, o Egito, que mediou juntamente com os Estados Unidos, Qatar e Turquia o cessar-fogo em Gaza, "chegou a um acordo com a AP para enviar mais de 100 soldados, incluindo coordenadores, administradores e pessoal de segurança (...) em preparação para a retomada das operações na travessia nas próximas horas".
A União Europeia vai reativar uma missão civil de controlo do posto fronteiriço de Rafah, entre Gaza e o Egito, em apoio ao acordo de cessar-fogo, indicou a chefe da política externa da UE, Kaja Kallas.
A Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia no Posto de Passagem de Rafah (EUBAM Rafah) é a segunda missão civil de gestão de crises da UE nos territórios palestinianos, sendo a outra a Missão de Polícia da UE.
Desde o anúncio do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, na quarta-feira passada, longas filas de camiões com ajuda humanitária foram-se concentrando na zona de Rafah, na fronteira do Egito com Gaza, à espera de entrar no enclave através dos pontos de passagem Kerem Shalom e al Awja, controlados por Israel.
Leia Também: "Violação do cessar-fogo". Israel 'abre fogo' em Gaza e faz vários mortos