Procurar

Republicanos da Carolina do Norte vão redesenhar círculos eleitorais

Os líderes legislativos republicanos da Carolina do Norte anunciaram segunda-feira que vão avançar com um redesenho de círculos eleitorais, à semelhança de outros estados, que poderá garantir mais um lugar ao seu partido nas eleições intercalares de 2026. 

Republicanos da Carolina do Norte vão redesenhar círculos eleitorais

© Reuters

Lusa
14/10/2025 06:24 ‧ há 22 horas por Lusa

Mundo

EUA

Raleigh, Estados Unidos, 14 out 2025 (Lusa) - Os líderes legislativos republicanos da Carolina do Norte anunciaram segunda-feira que vão avançar com um redesenho de círculos eleitorais, à semelhança de outros estados, que poderá garantir mais um lugar ao seu partido nas eleições intercalares de 2026. 

 

Um comunicado de imprensa dos legisladores republicanos do estado refere que a proposta, que deverá ser votada na próxima semana, "vai ao encontro do apelo do Presidente Donald Trump, instando as legislaturas de todo o país a tomarem medidas para anular os esforços dos democratas de revisão" de círculos eleitorais. 

Depois de em 2023 terem aprovado um mapa que resultou nas eleições de 2024 na conquista de 10 dos 14 lugares do estado na Câmara dos Representantes, mais sete do que nas intercalares de 2022, os republicanos terão agora em vista um distrito em que o atual representante, o democrata Don Davis, ganhou por menos de 2 pontos percentuais, refere a AP. 

Uma mudança ligeira do distrito, incluindo mesmo zonas mais solidamente republicanas, facilitará a eleição de um candidato deste partido.

Trump tem pressionado os estados republicanos a redesenhar os respetivos círculos eleitorais de forma a manter ou até consolidar o poder no Congresso, onde os republicanos têm uma estreita maioria, em causa nas eleições intercalares de novembro de 2026. 

O Presidente norte-americano ordenou também um novo recenseamento, "altamente preciso", que utilize dados obtidos após as eleições presidenciais de 2024 e exclua imigrantes ilegais.

A revisão de mapas eleitorais começou antes do verão no Texas, onde os republicanos desenharam novos círculos com os quais podem ganhar até cinco lugares adicionais no Congresso. 

O novo mapa eleitoral neste estado de maioria republicana só foi aprovado no final de agosto e após um impasse de uma semana, por os democratas no Congresso estadual terem faltado sucessivamente a sessões para votação da proposta, impedindo o quórum necessário, e inclusive saído do estado para escapar a mandados de detenção. 

Apesar de aprovada, a revisão do mapa poderá ser ainda bloqueada pelos tribunais, em caso de sucesso de uma queixa judicial apresentada. 

Os cinco lugares adicionais no Texas nas intercalares de 2026 aumentariam as hipóteses de os republicanos preservarem a atual pequena maioria na Câmara dos Representantes em Washington, algo que não conseguiram fazer nas de 2018, durante a primeira presidência de Trump.   

Em resposta às maiorias estaduais republicanas que procuram aumentar a representação no Congresso, o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, avançou em agosto com um plano para redesenhar os círculos eleitorais do estado. 

Os eleitores da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, vão votar a 04 de novembro a proposta apresentada pelo governador, que poderá dar aos democratas mais cinco representantes no Congresso, passando a 48 (em 52). 

Uma vez aprovada a proposta de alteração das circunscrições, uma comissão independente teria de aprovar o novo mapa eleitoral, de acordo com a legislação californiana.   

Em resposta aos esforços dos republicanos, outros estados democratas além da Califórnia, estão a considerar novos mapas eleitorais. 

O governador democrata do Illinois, JB Pritzker, já admitiu avançar com um plano semelhante. 

A disputa sobre os círculos eleitorais estaduais norte-americanos foi alargada pelos republicanos também aos estados da Florida e Indiana. 

Na Florida, o terceiro estado mais populoso, o presidente da Câmara de Representantes estadual, o republicano Daniel Perez, afirmou que esta vai assumir a revisão de círculos eleitorais, através de uma comissão especial. 

Os legisladores do Missouri, liderados pelos republicanos, aprovaram distritos revistos que poderão dar aos republicanos um lugar adicional, mas o mapa enfrenta contestações judiciais e uma petição a favor de um referendo estadual sobre a questão. 

Leia Também: Tiroteio na Carolina do Norte provoca três mortos e cinco feridos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10