Procurar

Geórgia. Apoiante de Trump na corrida à liderança da autoridade eleitoral

O sucessor de Brad Raffensperger, republicano que rejeitou pressões de Donald Trump para o favorecer nas eleições norte-americanas de 2020 na Geórgia, enfrentará na corrida à autoridade eleitoral estadual o ex-democrata Vernon Jones, apoiante incondicional do reeleito presidente. 

Geórgia. Apoiante de Trump na corrida à liderança da autoridade eleitoral

© Kevin Dietsch/Getty Images

Lusa
13/10/2025 23:23 ‧ há 5 horas por Lusa

"A confiança nas nossas eleições foi abalada", disse Jones num vídeo hoje divulgado em que anuncia a sua campanha para secretário de Estado, fazendo eco das alegações de Trump, rejeitadas pelas várias entidades independentes competentes, de que perdeu as eleições em 2020 por manipulação de resultados. 

 

 "As nossas eleições devem ser seguras. Os nossos boletins de voto devem ser protegidos", adiantou Jones, que se autointitula 'Donald Trump Negro'. 

Nas eleições intercalares de 2026, o atual secretário de Estado, o republicano Brad Raffensperger, está na corrida para o cargo de governador.  

O também republicano Gabriel Sterling, um dos principais membros da equipa de Raffensperger, está a concorrer para o substituir.  

Ambos se destacaram a defender os resultados das eleições presidenciais da Geórgia em 2020, depois de Trump ter ligado a Raffensperger e lhe ter pedido que "encontrasse" votos para anular a vitória do democrata Joe Biden no estado. 

O estado da Geórgia foi um dos que decidiu as eleições de 2020, a na altura Trump e Biden estavam separados por uma diferença mínima de votos. 

Nas eleições de 2024, sem alterações ao processo eleitoral, Trump conseguiu ganhar no estado. 

Jones candidatou-se ao Congresso em 2022, com o apoio de Trump, reforçando as infundamentadas alegações do Presidente de que a eleição de 2020 na Geórgia lhe foi roubada. 

Apesar do apoio de Trump, perdeu para Mike Collins as primárias republicanas para o Congresso. 

Antes de se tornar republicano em janeiro de 2021, Jones cumpriu vários mandatos na câmara estadual da Geórgia, ficando impedido de se recandidatar.  

Na Geórgia, o secretário de Estado supervisiona as eleições estaduais e os registos de empresas, licenças profissionais e outras atividades comerciais. 

Entre as propostas de Jones estão o uso de boletins de voto em papel em vez do atual sistema eletrónico da Geórgia, limitar o voto por correspondência e endurecer as leis de identificação dos eleitores.  

Propõe ainda "reduzir a burocracia" para as pequenas empresas. 

Na corrida estão ainda os congressistas estaduais republicanos Tim Fleming e Kelvin King, entre outros. 

Leia Também: Trump brinca com Sánchez: "Estão a trabalhar para o convencer sobre PIB?"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10