Em declarações ao diário norueguês Verdens Gang, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cecilie Roang, indicou que o Governo norueguês recebeu informações de que a embaixada venezuelana estava a fechar, na sequência de uma "decisão injustificada".
"É lamentável", escreveu Roang numa mensagem de correio eletrónico enviada ao jornal norueguês.
"Apesar de termos opiniões diferentes sobre vários assuntos, a Noruega quer manter o diálogo aberto com a Venezuela e vai trabalhar nesse sentido", disse a porta-voz.
O Governo venezuelano anunciou hoje o encerramento da embaixada na Noruega, juntamente com a da Austrália, além da abertura de novas missões diplomáticas no Zimbabué e no Burkina Faso.
A decisão foi tomada para "reforçar as alianças com o sul global" e como parte de uma "realocação estratégica de recursos", indicou o executivo do Presidente Nicolás Maduro num comunicado.
A decisão do Governo chavista surgiu depois de a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ter sido na passada sexta-feira distinguida com o Prémio Nobel da Paz, o único dos galardões atribuído por um júri de Oslo.
Desconhece-se se o encerramento da embaixada venezuelana na capital norueguesa está relacionado com esta decisão do júri do Prémio Nobel da Paz de distinguir a líder da oposição, de acordo com a agência de notícias norueguesa NTB.
Leia Também: Governo da Venezuela fecha embaixadas na Noruega e Austrália