Procurar

Governo de Gaza mobiliza 7.000 funcionários para receber prisioneiros

O governo de Gaza afirmou ter mobilizado 7.000 funcionários para receber os prisioneiros palestinianos que serão hoje libertados, no âmbito do acordo com o Governo israelita para troca de reféns e presos.

Governo de Gaza mobiliza 7.000 funcionários para receber prisioneiros

© Getty Images

Lusa
13/10/2025 10:32 ‧ há 8 horas por Lusa

"Mais de 7.000 funcionários do Governo estão a participar nos preparativos para receber os heróicos prisioneiros libertados das prisões israelitas como parte do acordo de cessar-fogo", indicou o Governo palestiniano nas redes sociais.

 

O Governo observou que "os esforços incluem uma coordenação abrangente entre os ministérios da Saúde, dos Serviços, da Segurança, da Segurança Social e dos Media para garantir uma organização adequada e uma receção digna aos nossos heroicos prisioneiros que suportaram longos períodos sob o jugo dos carcereiros israelitas, refletindo a estima nacional e popular por eles".

Segundo avançou a Autoridade de Prisioneiros e o Clube de Prisioneiros Palestinianos, associações filiadas na Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), que governa áreas da Cisjordânia ocupada, Israel vai libertar hoje 1.968 prisioneiros palestinianos, dos quais 154 serão deportados, em troca dos reféns entregues pelo grupo islamita Hamas.

Muitos destes prisioneiros foram detidos sem acusação ou julgamento - no que é conhecido como "detenção administrativa" --- durante a guerra.

"Receber os prisioneiros é um dever nacional e moral e estes preparativos estão alinhados com a mensagem de lealdade e gratidão pelos seus sacrifícios", referiu o Governo palestiniano.

O Hamas entregou hoje de manhã 20 reféns israelitas vivos à Cruz Vermelha Internacional, que os conduziu até efetivos militares israelitas, em Gaza.

Estes reféns faziam parte do grupo de cerca de 250 pessoas raptadas pelo grupo islamita a 07 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou território israelita, dando início a uma guerra em Gaza.

Leia Também: "Bem-vindos a casa". MNE de Israel já identificou os 7 reféns libertados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10