Procurar

Lecornu com governo de missão para apresentar orçamento até final do ano

O primeiro-ministro francês reconduzido, Sébastien Lecornu, apresentou hoje a composição de um novo governo "de missão", para apresentar um orçamento "antes do final do ano", referiu o próprio.

Lecornu com governo de missão para apresentar orçamento até final do ano

© Lusa

Lusa
12/10/2025 23:03 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

França

"Só uma coisa importa: o interesse do país", lê-se numa publicação partilhada pelas 21:00 de hoje, hora de Lisboa, na conta oficial de Sébastien Lecornu na rede social X.

 

Na mensagem, na qual agradece "às mulheres e aos homens que se comprometem com este governo em total liberdade, acima dos interesses pessoais e partidários", Sébastien Lecornu refere que foi nomeado "um governo de missão para apresentar um orçamento a França antes do final do ano".

França ainda não tem um orçamento para 2026. De acordo com a Constituição, o parlamento deve dispor de pelo menos 70 dias para examinar um projeto de orçamento antes de 31 de dezembro. Assim sendo, Lecornu tem até segunda ou terça-feira para apresentar um documento.

Vários meios de comunicação social franceses noticiaram que não haverá reunião do Conselho de Ministros na segunda-feira, razão pela qual não será possível aprovar o projeto de orçamento para 2026 e a Assembleia Nacional (parlamento) poderá não ter margem legal suficiente para o debater e aprovar antes de 31 de dezembro.

O líder do Partido Socialista francês, Olivier Faure, assegurou hoje que "não há acordo" com o primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, para apoiar o Governo ou os seus orçamentos, algo que agrava a crise política em França.

O segundo governo de França liderado por Sébastien Lecornu, que inclui ministros que já integravam o primeiro executivo, apresentado há uma semana e que durou apenas 14 horas, foi hoje anunciado pela presidência francesa.

Entre os novos ministros destaca-se o chefe da polícia de Paris, Laurent Nuñez, nomeado para a pasta da Administração Interna.

Entre os repetentes no executivo estão o ministro da Economia, Roland Lescure, o dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noël Barrot, e a até agora ministra do Trabalho, Catherine Vautrin, que transita para a pasta da Defesa.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, reconduziu Sébastien Lecornu no cargo de primeiro-ministro, na sexta-feira à noite, quatro dias após este ter apresentado a sua demissão ao fim de um mês no cargo.

Rivais de todo o espetro político, da extrema-direita à extrema-esquerda, criticaram a decisão de Macron de reconduzir Lecornu, o quarto primeiro-ministro de França em menos de um ano, numa altura em que o país enfrenta desafios económicos crescentes e um forte aumento da dívida, e a crise política agrava as dificuldades, gerando preocupação na União Europeia.

Leia Também: Segundo governo de Lecornu anunciado pela presidência francesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10