Este grupo político, até então apresentado como um "agrupamento de eleitores", surpreendeu nas eleições europeias de junho de 2024, obtendo cerca de 4,5% dos votos e três assentos no Parlamento Europeu.
Num discurso perante milhares de apoiantes, Alvise Perez, 35 anos, garantiu que irá combater a corrupção, a criminalidade e as formações políticas tradicionais, e prometeu igualmente importantes reduções de impostos.
O 'influencer' também anunciou a sua intenção de avançar com o "maior plano de expulsões da história recente da Espanha", visando estrangeiros em situação irregular, que será financiado pelo "congelamento" da ajuda pública ao desenvolvimento.
Nas redes sociais --- tem mais de um milhão de seguidores no Instagram ---, Alvise Perez publicou um vídeo em que aparece num jet ski a hastear uma bandeira espanhola numa ilha ao largo de Marrocos.
No seu discurso, também criticou a União Europeia (UE), que "traiu os seus princípios fundadores" em benefício de uma "burocracia globalista", e prometeu um referendo sobre a permanência do país no bloco europeu se Bruxelas não "respeitar" Madrid.
Nas últimas eleições europeias, Alvise Perez beneficiou do forte aumento dos votos da extrema-direita em toda a Europa, incluindo em Espanha, país outrora considerado isolado das ondas extremistas após a ditadura fascista do general Francisco Franco (1939-1975).
Mas a sua popularidade tem vindo a diminuir desde então, caindo para cerca de 1% das intenções de voto, de acordo com sondagens recentes.
O Supremo Tribunal de Espanha instaurou quatro processos contra Alvise Perez, nomeadamente por suspeitas de financiamento ilegal das suas atividades políticas e de assédio aos outros dois eurodeputados eleitos sob a sigla "A Festa Acabou" em 2024.
Leia Também: 'Trumpista' Andrej Babis vence eleições legislativas na República Checa