"Pouco antes do meio-dia de ontem [sábado], um drone israelita lançou uma granada que explodiu perto de uma posição da FINUL" na localidade de Kafer Kela, muito próxima da fronteira sul com Israel, indica um comunicado da força de paz da ONU.
Na sequência do ataque, um membro das forças de paz ficou "ligeiramente" ferido e teve de receber assistência médica.
Segundo a força de paz das Nações Unidas, este é o segundo ataque com granadas cometido por Israel contra os seus efetivos neste mês, constituindo "outra grave violação" da Resolução 1701 do Conselho de Segurança, que pôs fim à guerra de 2006 e serve de base ao atual cessar-fogo, bem como "um preocupante desprezo pela segurança das forças de paz que cumprem o seu mandato".
A missão apelou ao exército israelita para que cesse os ataques contra as forças de paz que trabalham "para reconstruir a estabilidade que tanto Israel como o Líbano se comprometeram a restaurar".
A FINUL, composta por cerca de 10.000 soldados e comandada por Itália, deverá terminar em dezembro de 2026, depois de o Conselho de Segurança ter decidido renovar o seu mandato uma última vez, sob pressão dos Estados Unidos e de Israel para a sua retirada do Líbano.
Leia Também: Pelo menos um morto em ataque de Israel no sul do Líbano