Procurar

Homem de 70 anos decapitado após ataque de urso no Japão

Entre abril e setembro deste ano, o Ministério do Ambiente japonês registou que 103 pessoas ficaram feridas, a nível nacional, em ataques de ursos. A tendência é recente. Durante muitos anos, os animais viveram em harmonia com os seres humanos nas mesmas regiões, mantendo-se ao longe.

Homem de 70 anos decapitado após ataque de urso no Japão

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
11/10/2025 10:05 ‧ há 22 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Japão

Um homem na casa dos 70 anos foi encontrado decapitado em Iwate, no Japão, alegadamente, após ser atacado por um urso.

 

O idoso foi dado como desaparecido após entrar numa floresta para colher cogumelos. A polícia encetou uma operação de busca pelo desaparecido, encontrando-o pouco despois, morto.

“Um homem na casa dos 70 anos, que desapareceu enquanto colhia cogumelos numa floresta, foi encontrado morto. Suspeitamos que tenha sido atacado por um urso, tendo em conta as marcas de garras”, afirmou a polícia local, citada pelo The Sun.

Os ataques de urso têm vindo a aumentar, e a tornarem-se mais frequentes, no Japão.

Só na última semana duas pessoas morreram devido a ataques que se suspeitam terem sido de ursos: um homem, também idoso, encontrado  morto numa outra parte de Iwate, na quarta-feira; no sábado, em Nagano, um outro homem de 78 anos. 

Já no domingo, um turista espanhol foi atacado - e sobreviveu - na aldeia de Shirakawa-go, no centro do Japão, numa paragem de autocarro.

Em Gunma, a norte de Tóquio, um urso invadiu um supermercado, ferindo dois homens. A loja fica perto de uma zona montanhosa, onde se sabe que os animais vivem. Contudo, até à data, nunca nenhum tinha descido até áreas civilizadas e atacado.

Entre abril e setembro deste ano, o Ministério do Ambiente japonês registou que 103 pessoas ficaram feridas, a nível nacional, em ataques de ursos.

Durante muitos anos, os animais viveram em harmonia com os seres humanos nas mesmas regiões, mantendo-se ao longe, sem interferir no quotidiano das pessoas. De vez em quando, eram avistados, mas sempre a uma distância segura e sem incidentes.

Nos últimos anos, a tendência tem-se invertido, com cada vez mais ataques de ursos que, não só matam gado, como também humanos.

"A montanha está a tornar-se num restaurante para ursos", disse Yasushi Fujimoto, coordenador de uma organização de caça japonesa. "A falta de caçadores profissionais como guardas florestais no Alasca financiados pelo governo, é um problema no que toca a controlar o número de ursos."

Apesar de os animais viverem à base de uma dieta vegetariana, há alguns especialistas que começaram a ponderar que os ursos tenham adquirido o gosto a carne, depois de terem começado a comer a população de veados selvagem, que tem vindo a aumentar devido à falta de práticas de caça no Japão.

Simulacro no Japão: Homem mascara-se de urso e persegue residentes

Simulacro no Japão: Homem mascara-se de urso e persegue residentes

A 12 de julho, um homem de 52 anos foi encontrado morto, em Hokkaido, com marcas de garras no corpo, causadas por um urso-pardo.

Carolina Pereira Soares | 12:31 - 24/07/2025

Leia Também: Há uma cidade no Japão a aconselhar limitar o uso de smartphones a 2h/dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10