Entre 01 e 08 de outubro, foram contabilizadas em média 304 milhões de deslocações diárias, um aumento de 6,3% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Ministério dos Transportes, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.
Durante as férias, o país somou cerca de 888 milhões de viagens turísticas, mais 123 milhões do que nos sete dias de folga da "Semana Dourada" de 2024, segundo o Ministério da Cultura e Turismo.
O gasto turístico interno atingiu 809 mil milhões de yuan (97,9 mil milhões de euros), o que representa um crescimento homólogo de 15,4%.
A Administração Nacional de Imigração informou que foram realizados 16,34 milhões de viagens transfronteiriças durante o feriado, mais 11,5% do que no ano passado.
As viagens internacionais de estrangeiros aumentaram 21,6%, para 1,43 milhões, e dos 751 mil estrangeiros que entraram na China, 535 mil beneficiaram da política de isenção de visto -- subidas de 19,8% e 46,8%, respetivamente, em termos homólogos.
As férias começaram em 1 de outubro, data que assinala o aniversário da fundação da República Popular da China, e prolongaram-se até quarta-feira, um dia mais do que o habitual, devido à coincidência com o Festival do Meio Outono, celebrado este ano a 6 de outubro.
A 'Semana Dourada' é um dos principais períodos de férias na China e constitui um importante motor para o turismo e o consumo interno.
Leia Também: China prevê 2,4 mil milhões de viagens durante feriados do Dia Nacional