O populista checo Andrej Babis, vencedor das eleições legislativas do passado fim de semana, espera ter o seu Governo completo até sexta-feira, formando novo executivo com o SPD e Motoristé.
O empresário multimilionário e antigo primeiro-ministro afirmou-o num vídeo publicado na rede social Facebook, segundo os meios de Comunicação Social da República Checa.
Babis adiantou que o programa de governo pode ficar pronto antes da tomada de posse dos deputados no parlamento, prevista para 03 de novembro.
Segundo o serviço internacional da Rádio Praga, o nacionalista SPD ficaria com as pastas de Administração Interna, Transportes e Agricultura, enquanto ao Motoristé caberia Negócios Estrangeiros, Cultura e Ambiente.
Esta última força política opõe-se ao Pacto Verde da União Europeia (UE), da qual a Repúlica Checa é estado-membro, especificamente a proibição em 2035 da venda de motores de combustão.
Ao partido político de Andrej Babis, o ADO, ficaram reservados outros sete ministérios, após a vitória no sufrágio de quinta e sexta-feira, com 34,5% e os correspondentes 80 mandatos dos 200 da câmara baixa checa.
Já o SPD é uma força política com posições anti-imigrantes e declaradamente pró-russa, além de defender a saída da República Checa da UE e da Organização do Tratado do Atlãntico Norte (NATO, na sigla inglesa).
Babis, de 71 anos e chefe de governo entre 2017 e 2021, condena as ajudas checas para a Ucrânia contrariar a invasão russa, designadamente no setor militar, apesar de não ser abertamente próximo do regime de Putin.
Porém, já afirmou sentir admiração pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban.
Leia Também: Checos votam numas legislativas que podem consagrar 'eurocético'