Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Ébola: Controlo de contactos é a forma mais eficaz para evitar transmissão

O controlo dos contactos da auxiliar de enfermagem espanhola contagiada com Ébola em Madrid é a medida mais eficaz para evitar a transmissão comunitária do vírus, afirmou hoje a diretora-geral de Saúde Pública espanhola.

Ébola: Controlo de contactos é a forma mais eficaz para evitar transmissão
Notícias ao Minuto

10:50 - 07/10/14 por Lusa

Mundo Mercedes

"Agora mesmo, o mais importante é a localização dos possíveis contactos da auxiliar de enfermagem contagiada com Ébola", disse ainda.

"Está investigar-se qual poderá ter sido o mecanismo de infeção da profissional", afirmou Mercedes Vinuesa, na comissão de Saúde do Congresso de Deputados.

Vinuesa afirmou que, paralelamente a essa investigação e ao acompanhamento epidemiológico - que já se está a realizar ao marido da paciente e pode ampliar-se a outras pessoas - se continua a avaliar as circunstâncias do contágio da auxiliar de enfermagem.

"Quero deixar uma mensagem de tranquilidade, que está baseada na avaliação do risco. Temos implementado todas as medidas de controlo, temos profissionais muito bem formados e um sistema de Saúde estruturado", afiançou.

"As medidas de proteção estão bem instauradas e oferecem margem de segurança bastante elevado", sublinhou.

Segundo explicou Vinuesa, a informação prestada pela Comunidade de Madrid é de que a auxiliar de enfermagem entrou no quarto do paciente que morreu com Ébola "por duas vezes", primeiro para mudar uma fralda e, depois, já após a morte, para recolher material.

"Há um registo pormenorizado com toda a informação das ações de atenção do paciente", referiu.

A responsável espanhola afirmou que a gestão dos pacientes com Ébola "é semelhante a outras doenças" e que "tanto a gestão direta com o paciente como com todos os contactos respeita um protocolo" bem definido.

Segundo Vinuesa, os dados da OMS indicam que a taxa de mortalidade desta variante do Ébola é de 46%, sendo que "até não haver sintomatologia não há contágio".

A responsável lembrou que o contágio do Ébola implica "contacto direto com secreções do paciente ou com um objeto infetado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório