Os convidados incluem 120 membros de delegações estrangeiras e 74 representantes de outros países atualmente destacados em Taiwan, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros taiwanês, divulgado pela agência de notícias CNA.
Os visitantes incluem 55 personalidades da região Ásia-Pacífico, 26 da América Latina e Caraíbas e 17 da Europa, bem como 16 jornalistas e seis representantes do Banco Centro-Americano de Integração Económica (CABEI), do qual Taiwan é parceiro extraregional desde 1992, ainda de acordo com a diplomacia taiwanesa.
A ilha celebra o Dia Nacional a 10 de outubro, data em que assinala a queda da última dinastia imperial chinesa, em 1911, e o estabelecimento da República da China.
Em 1949, com a vitória das forças comunistas de Mao Zedong e a proclamação da República Popular da China, o Governo da República da China, liderado por Chiang Kai-shek, do partido Kuomintang, refugiou-se na ilha de Taiwan, onde continua a funcionar com autonomia até hoje.
No dia 10 de outubro, o Presidente de Taiwan costuma dirigir-se ao público.
No primeiro discurso neste dia como presidente, o líder taiwanês William Lai reafirmou, no ano passado, a soberania de Taiwan e disse estar disposto a trabalhar com a China para "manter a segurança regional".
As palavras não agradaram a Pequim, que alguns dias mais tarde lançou uma nova vaga de manobras militares em torno de Taiwan, denominada Joint Sword-2024B, na qual simulou um bloqueio e a tomada de portos e áreas-chave da ilha.
As semanas que antecederam o Dia Nacional deste ano foram também marcadas por uma intensificação das disputas entre Taipé e Pequim sobre a resolução 2758 da ONU, que, em outubro de 1971, reconheceu a República Popular da China como o único representante legítimo da China no organismo.
Pequim defende que esta resolução também apoia a soberania sobre Taiwan, uma interpretação que Taipé considera uma distorção do texto original com o objetivo de criar uma "suposta base legal" para justificar uma "futura agressão armada" contra a ilha.
Leia Também: Mais de 20 aeronaves militares chinesas sobrevoaram Taiwan